segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RELATORIO DE ATIVIDADES EXERCÍCIO 2008

A FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL.

A Fundação Nagib Haickel é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e domicílio na cidade de São Luís, Maranhão, sito na Avenida João Pessoa, nº. 266, Setor B, Outeiro da Cruz.

Que tem como finalidades principais e permanentes. Promover gratuitamente a educação e o seu desenvolvimento, através de todos os meios e formas disponíveis e, em especial, por intermédio do uso de tecnologias de telecomunicação via rádio, televisão e/ou satélite. Promover também, a cultura, o desporto, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, e do meio ambiente.

Desta forma, eu, Clarice Pinto Haickel, Diretora Presidente desta instituição, de acordo com as atribuições estatutárias a mim conferidas, venho através deste instrumento, apresentar o relatório de atividades do exercício de 2008.




São Luís, 29 de Dezembro de 2008.





_______________________
Clarice Pinto Haickel
Diretora Presidente




2 - PROJETOS EM ANDAMENTO
2.1- Participação de campanhas institucionais de apoio e incentivo à educação, saúde, preservação ambiental, proteção à pessoa humana, defesa dos direitos fundamentais e conscientização do cidadão.
2.2- Participação no Projeto Natal o Ano Todo, em parceria com o ICE - MA (Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão).
2.3- Apoio à SEMANA DO VOLUNTARIADO JOVEM
2.4- Apoio ao “DIA ACCOR POR UM DIA MELHOR”
2.5- Projeto MAVAM
2.6- Coleta de Baterias e Pilhas descartadas
2.7- Coleta seletiva do lixo

3 - OS PROJETOS
3.1- Criação e Veiculação de campanhas institucionais de apoio aos mais variados segmentos.
3.1.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a utilização de seus meios de comunicação, assim como meios de comunicação parceiros disponíveis, na veiculação de uma série de campanhas institucionais de educação nos mais diversos setores da sociedade. Citamos como exemplo, as seguintes campanhas: MAL DE ALZHEIMER, HIGIENE BUCAL, DOENÇAS DAS MULHERES, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, DIREITOS DO CONSUMIDOR, COMO ECONOMIZAR ÁGUA, DOAÇÃO DE SANGUE e DE ÓRGÃOS, AIDS, MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, etc.etc.
3.1.2 Status do Projeto.
Temos realizado, ininterruptamente, a veiculação de várias campanhas institucionais, especialmente através da Radio 105,5 FM, em São Luis - MA, Rádio 95 FM em Timon – MA. Contamos também com o apoio da Rádio Mirante FM de Santa Inês, com uma vasta área de cobertura. Também contamos com o apoio da Rádio Mais FM de São Luis.

3.3 - Projeto Natal o Ano Todo

3.3.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta, em parceria com o ICE, é desenvolver a sensibilidade artística e o senso estético a partir de oficinas de artes plásticas e produzir cartões de natal para a comercialização junto às empresas associadas ao ICE-MA, gerando recursos para o próprio projeto.
3.3.2 Status do Projeto.
Em pleno funcionamento nas organizações comunitárias do Bairro do Coroadinho – São Luis, MA.
3.4- SEMANA DO VOLUNTARIADO JOVEM
3.4.1 O que é?
Em todo o Brasil, jovens e suas organizações se debruçam em como realizar atividades que impactem em suas comunidade. Jovens de todos os cantos, dos mais diversos grupos, movimentos e organizações de juventude estão unidos para juntos provocarem mudanças significativas em suas realidades.
3.4.2 Status do Projeto.
Realizado. Veiculação na rádio 105 FM e emissoras parceiras da FNH de SPOTS de divulgação nacional sobre o dia global do voluntariado jovem.
3.5 - DIA ACCOR POR UM DIA MELHOR
3.5.1 O que é?
O "Dia Accor por um Mundo Melhor" é um dia especial, pois em todos os anos, sempre no segundo sábado do mês de abril, a data é dedicada à prática do voluntariado Accor. Em âmbito nacional, são desenvolvidas ações sociais em prol de crianças e jovens carentes, gerando momentos de recreação e educação, distribuição de alimentos e outros produtos, reformas de creches etc.
3.5.2 Status do Projeto.
Realizado. Doação de alimentos para a Rede Accor Hospitality, que repassará à Creche Escola Caminho com Cristo, localizada no Parque JAIR que cuida de crianças carentes.
3.4- PROJETO MAVAM
3.5.1 O que é?
Com o desejo cada vez mais firme de trabalhar pela educação, associando sua visão de que a cultura é fundamental para o crescimento do nosso estado, a Fundação Nagib Haickel desenvolve um projeto de criação de um museu da memória audiovisual do Maranhão.
O MAVAM atuará como uma usina de memória audiovisual que registrará, guardará e disseminará as histórias que são a base de nossa cultura e fruto de nossas reflexões sobre o mundo.
Dedicar-se-á à produção, preservação, disponibilização e integração de um acervo representativo de interesse permanente composto pelo registro dos “saberes” que caracterizam um povo, uma cultura e seu tempo.
O MAVAM pretende interessar toda a comunidade, tornando-se espaço de convivência, debate e intercâmbio cultural
3.5.2 Status do Projeto.
Projeto aprovado. Aguardando início do restauro, com previsão para janeiro de 2009.

3.6 – COLETA DE BATERIAS E PILHAS DESCARTADAS

3.6.1 O que é?
Recolhimento de pilhas e baterias para dar o destino correto e evitar contaminação do meio ambiente.
3.6.2 Status do Projeto
Realizado ininterruptamente em todas em empresas parceiras da Fundação Nagib Haickel.

3.7 – COLETA SELETIVA DE LIXO

3.6.1 O que é?
Recolhimento de lixo separando em lixeiras apropriadas para dar o destino correto e evitar poluir o meio ambiente.
3.7.2 Status do Projeto
Realizado ininterruptamente em todas em empresas parceiras da Fundação Nagib Haickel.

4. OUTRAS ATIVIDADES.
Com o apoio de empresas parceiras, a Fundação Nagib Haickel continua seu compromisso de apoio às mais variadas instituições de amparo e apoio social da cidade de São Luís.



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

2007 - PROGRAMA ESPAÇOS LÚDICOS

Local de Realização:
03 Organizações Comunitárias do bairro do Coroadinho e 06 Escolas da rede Municipal de Educação de São Luis – MA.

Data de início:
Dezembro de 2002.

Foco:
Ação complementar à escola para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos de idade.

Objetivo:
Desenvolver ações sócio-educativas e culturais, utilizando a brincadeira como meio de diversão, direito e fortalecimento do processo de socialização e aprendizagem.
Principais resultados:
09 Espaços Lúdicos estruturados e em funcionamento;
600 crianças e adolescentes do bairro do Coroadinho atendidas;
2.150 crianças da rede municipal de educação infantil atendidas;
30 educadores em processo de formação continuada;
Fomento de uma rede municipal de Espaços Lúdicos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luis – SEMED;
Freqüência e participação das crianças e adolescentes nas atividades;
Elevação da auto-estima das crianças e adolescentes;
100% das crianças e adolescentes freqüentando a escola regular.

Parceiros:
Instituto Alcoa
Secretaria Municipal de Educação
Centro Educacional e Profissional do Coroadinho – CEPEC
Grupo Comunitário Semente da Esperança
Creche Comunitária Alegria de Viver;
Empresas associadas
Oportunidades:
Ampliação do programa através de parcerias com setor público, privado e ONGs (instalação de novos espaços; repasse de metodologia; intercâmbio de experiências; fortalecimento docente com cursos de capacitação em brinquedotecas e / ou temas afins; etc);
Ampliação da estrutura física dos ELUDs;
Informática nas dependências dos ELUDs;
Continuidade na parceria com a SEMED.

Necessidades:
Criar mecanismos de aproximação dos ELUDs junto às empresas associadas ao ICE-MA;
Sustentabilidade do programa nas organizações comunitárias (recursos físicos, humanos, financeiros, etc);
Criação de uma logomarca para o programa;
Articulação com demais organizações que trabalham com brinquedotecas, a nível local, nacional, internacional (seminários, fóruns, intercâmbios; cursos à distância; colóquios, etc);
Construção do Projeto Político- Pedagógico dos ELUDs;
Construção de um documento com a sistematização das experiências dos ELUDs;
Formação acadêmica das educadoras auxiliares do ELUDs.




2007 - PROJETO TRÂNSITO CONSCIENTE II

ATA Nº 2
ENCONTRO COM EQUIPE DO PROJETO TRÂNSITO
Participantes: Sandra, Joeldina, Regina, Conceição, Hilda e Daniela.
Data: 06.09.07

Seguem abaixo os assuntos tratados na reunião e as ações que serão encaminhadas:

1) Status das etapas do projeto (o que foi e o que não foi cumprido):

1ª etapa: Preparação (continuação do semestre anterior). Fase de conscientização:
De 20 a 24.08 Ed. Infantil Abordagem do conteúdo segundo a unidade do PUERI Continua
EF2 Realização da AV3 relacionada ao tema Realizado.
Anexo 1.

De 27 a 31.08 Ed. Infantil Entrevista com policial de trânsito Realizado!
Momento rico de trocas, onde os alunos puderam compreender a necessidade da organização do trânsito para a segurança de cada um. Além disso, conheceram a profissão responsável pela manutenção dessa organização.
EF2 Pesquisa de campo com alunos Não realizada. A professora esteve ausente da escola durante essa semana.
Replanejado para a semana de 10 a 14.09.

De 03 a 06.09 Todos - Abertura da campanha;
Elaboração das frases e mensagens da campanha; Realizado!
Nagib Filho Confecção do material de divulgação Material enviado por e-mail (Anexo 3).
De 10 a 14.09 Todos - Teatro “ A turma do Joca”;
- Apresentação dos alunos entre níveis das pesquisas realizadas;
- Formação da parceria de trabalho entre séries. Entramos em contato com responsável para marcar a apresentação do JOCA.
- Sandra e Regina Preparar 5W2H da campanha

De 17 a 21.09 Todos Preparação dos alunos para a campanha: simulação.
Nagib Filho Apresentação do material produzido

De 24 a 28.09 Todos Realização da campanha
2ª etapa: Alimentando a idéia. Fase de advertência

De 5 a 09/11
Todos Realização da 2ª parte da campanha
3ª etapa: Reforçando a idéia
Novembro Ed. Infantil - Preparação de materiais para demonstração do estudo na Feira
Avaliação da efetividade do projeto

2007 - PROJETO TRÂNSITO CONSCIENTE

Fundação Nagib Haickel & Escola Crescimento

ATA Nº 1 ENCONTRO COM EQUIPE DO PROJETO TRÂNSITO

Participantes: Sandra, Joeldina, Hilda e Daniela.
Data: 20.08.07
Seguem abaixo os assuntos tratados na reunião e as ações que serão encaminhadas:

1. DA EQUIPE DO PROJETO

Estão envolvidos no Projeto:

DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- Daniela, professora do Infantil II
- Hilda, professora do Infantil II
- Conceição, professora do Infantil II
- Alunos das 4 turmas do Infantil II

DO ENSINO FUNDAMENTAL II

- Joeldina, professora de geografia da 6ª série;
- Alunos das quatro turmas da 6ª série

DA COORDENAÇÃO:

- Regina Sodré, gerente da Ed. Infantil
- Sandra Lima, gerente do EF2

DO APOIO:

- Nagib Haickel Filho

2. DO TEMA E OBJETIVO DO PROJETO

Discutimos que, embora os alunos já estejam estudando o assunto do projeto “Trânsito”, ainda não sabem que esse estudo levará a uma campanha.
O TEMA já está definido por se tratar do estudo em questão, no entanto o TEMA da CAMPANHA deverá ser criado com os alunos, segundo a semana do cronograma.
O OBJETIVO específico será:
- Desenvolver consciência cidadã na educação do trânsito.

3. DAS ETAPAS DO PROJETO E DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

1ª etapa: Preparação (continuação do semestre anterior). Fase de conscientização.
De 20 a 24.08 Ed. Infantil Abordagem do conteúdo segundo a unidade do PUERI
EF2 Realização da AV3 relacionada ao tema
De 27 a 31.08 Ed. Infantil Entrevista com policial de trânsito
EF2 Pesquisa de campo com alunos
De 03 a 06.09 Todos - Abertura da campanha;
Elaboração das frases e mensagens da campanha;
Nagib Filho Confecção do material de divulgação
De 10 a 14.09 Todos - Teatro “ A turma do Joça”;
Apresentação dos alunos entre níveis das pesquisas realizadas;
Formação da parceria de trabalho entre séries.
Sandra e Regina Preparar 5W2H da campanha
De 17 a 21.09 Todos Preparação dos alunos para a campanha: simulação.
Nagib Filho Apresentação do material produzido
De 24 a 28.09 Todos Realização da campanha

2ª etapa: Alimentando a idéia. Fase de advertência
De 5 a 09/11 Todos Realização da 2ª parte da campanha

3ª etapa: Reforçando a idéia
Novembro Ed. Infantil - Preparação de materiais para demonstração do estudo na Feira
Avaliação da efetividade do projeto

2007 PROJETO PRESERVAÇÃO E CULTURA - Parceria CEFET-MA

JUSTIFICATIVA

Quando o que se busca é o desenvolvimento das potencialidades humanas, a construção da identidade pessoal e da cidadania é natural que se procurem instrumentos de realização dessa busca através de uma educação que permeia diversos saberes e ações de mudança.
A competência é a capacidade que as pessoas desenvolvem de articular, relacionar os diferentes saberes, conhecimentos, atitudes e valores, construídos por intermédio de sua vivência e por meio dos conhecimentos construídos na escola. Essa articulação e relação se constroem a partir das necessidades da vida diária, das emoções e do enfrentamento de situações desafiadoras com as quais devemos operacionalizar conhecimento e construir valores. . Uma atitude prática visível e social exercida na realidade.
Por décadas do século passado, a falta de preocupação com o meio ambiente provocou sérios problemas para o nosso planeta. As indústrias não sabiam nada de ecologia. Os acidentes ambientais eram comuns. As cidades e as fábricas proliferaram e o problema foi se agravando.
Conforme a FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE (1999), qualquer que seja nossa proposta quando nos referimos ao meio ambiente, sempre teremos que considerar o gerenciamento dos resíduos humanos, de forma contínua, pois uma quantidade elevada de lixo é diariamente descartada no solo e na água, a absorção destes resíduos pelo meio ocorre de forma lenta.
O tempo necessário para a decomposição de alguns materiais assusta quando verificamos que uma ponta de cigarros leva cinco anos para se decompor sem falar de outros materiais usados diariamente: chiclete (cinco anos), PLÁSTICO (+ DE 100 anos), borracha (tempo indeterminado), fralda descartável (600 anos), tampa de garrafas (150 anos) e o alumínio (não se decompõe) dentre outros.
As pessoas estão se dando conta que são necessárias ações de preservação da natureza. Reflorestar a Terra é fundamental para revertermos o quadro de degradação global. Mas podemos e devemos, acima de tudo, rever nossos hábitos, refletir sobre nossas reais necessidades, racionalizar o consumo, combatendo o consumismo e desperdício. Incorporar na nossa rotina o hábito de recusar embrulhos desnecessários, adotar embalagens retornáveis, reaproveitar papéis, repartir os impressos (como jornais e revistas) economizar água e separar o lixo para reciclagem e compostagem já é um começo.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos.
A educação ambiental é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer programa de coleta seletiva e preservação do meio ambiente. .Essa forma de educação, que neste caso visa ensinar o cidadão sobre seu papel como gerador do lixo, é principalmente dirigida a escola mas sem deixar de abranger a comunidade inteira.
A realidade nesse momento recai sobre a cidade de Alcântara, patrimônio nacional e a Ilha do Livramento. Alcântara por sua história e cultura. A ilha do Livramento paraíso ecológico que mostra a presença de dinossauros e lama medicinal, ainda em estudo, mas que a presença de visitantes e movimentos da maré permeia suas praias com a marca devastadora do lixo.
Preservar é conservar e uma ação nesse sentido faz-se necessário levar alunos de cursos superiores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão para conhecerem e intervirem no meio ambiente, e paralelamente entenderem sua cultura historicamente construída naqueles lugares.
Meio ambiente é todo espaço onde se desenvolve a vida, incluindo todas as atividades do homem, dos animais e vegetais. Portanto, á água, o ar, o solo, as florestas, os sertões, os animais, os rios, as montanhas, as cavernas, o vento, a areia e também o homem com suas casas, estradas e cidades compôem o meio ambiente
Ao mesmo modo que as pessoas se modificam com o passar do tempo, o nosso ambiente está em constante transformação.

OBJETIVOS
- ESTIMULAR O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
- DESENVOLVER A COLETA DE LIXO
- VIVENCIAR TRILHAS ECOLÓGICAS
- INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE TEMPO DE DEGRADAÇÃO DO LIXO
- COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS E DE LAZER COM A POPULAÇÃO
- CONHECER A CULTURA E FOLCLORE DO LUGAR
- TRANSPLANTAR 40 MUDAS DE GUANANDI NA CIDADE DE ALCÂNTARA - MARANHÃO
- www.reflorestar.com.br

METODOLOGIA

- VISITAR A ILHA DO LIVRAMENTO E A ÚNICA MORADORA DO LUGAR;
- FAZER A TRILHA ECOLÓGICA NA ILHA COMO VISITA À IGREJA;
- EXECUTAR A COLETA DE LIXO NA ILHA;
- IDA PARA ALCÂNTARA;
- PASSEIO PELAS RUAS COM IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS LOCAIS;
RUÍNAS HISTÓRICAS;
- DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS SOBRE O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO;
- JOGO DE FUTEBOL COM MORADORES DO LUGAR;
- VOLTA À SÃO LUÍS.

DATA DE EXECUÇÃO: 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2007

CLIENTELA:
ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA MECÂNICA.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- PASSAGEM DE IDA E VOLTA PARA ALCÂNTARA DE BARCO
- CAMISETAS PARA O EVENTO
- 100 PANFLETOS
- 30 SACOS PRETOS DE 100 LITROS
- UMA BOLA DE FUTEBOL DE CAMPO

FOTOS DA AÇÃO:

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2006

1- A FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL.
A Fundação Nagib Haickel é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e domicílio na cidade de São Luís, Maranhão, sito na Avenida João Pessoa, nº. 266, Setor B, Outeiro da Cruz.

2 - PROJETOS EM ANDAMENTO
2.1- Participação de campanhas institucionais de apoio à educação, saúde, preservação ambiental, proteção à pessoa humana, defesa dos direitos fundamentais e conscientização do cidadão.
2.2- Elaboração de um Projeto Participativo de Doação de Livros, Roupas e Brinquedos, a ser realizado no âmbito da grande São Luís.
2.3- Participação no Projeto Natal o ano todo, em parceria com o ICE -MA (Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão).

3 - OS PROJETOS
3.1- Criação e Veiculação de campanhas institucionais de apoio aos mais variados segmentos.
3.1.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a utilização de seus meios de comunicação, assim como meios de comunicação parceiros disponíveis, na veiculação de uma série de campanhas institucionais de educação nos mais diversos setores da sociedade. Citamos como exemplo, as seguintes campanhas: TUBERCULOSE, DOENÇAS DAS CRIANÇAS, COMO ENCARAR UMA ENTREVISTA PARA EMPREGO, DIREITOS DO CONSUMIDOR, ÁGUA – NOSSO MAIOR TESOURO, DOAÇÃO DE SANGUE, DOAÇÃO DE ÓRGÃOS etc.etc.etc.
3.1.2 Status do Projeto.
Temos realizado, ininterruptamente, a veiculação de várias campanhas institucionais, especialmente através da Radio 105,5 FM, operada em parceria com a Rádio e TV União. Contamos com o apoio da TV Maranhão Central, que exibe sua programação em Santa Inês, Bacabal, Zé Doca e outras pequenas cidades vizinhas, simultaneamente. Contamos também com o apoio da Rádio Mirante FM de Santa Inês, com uma vasta área de cobertura. Também contamos com o apoio da Rádio Mais FM de São Luis.
3.2- Projeto de Doação de Livros e Brinquedos.
3.2.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é educar e desenvolver o senso de responsabilidade social na geração do futuro, nossas crianças e jovens, através de uma ampla campanha participativa de doação de livros e brinquedos.
3.8.2 Status do Projeto.
O Projeto está sendo desenvolvido de forma a facilitar sua implementação.
3.3 - Projeto Natal o ano todo.
3.3.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta, em parceria com o ICE, é desenvolver a sensibilidade artística e o senso estético a partir de oficinas de artes plásticas e produzir cartões de natal para a comercialização junto às empresas associadas ao ICE-MA, gerando recursos para o próprio projeto.
3.8.2 Status do Projeto.
Em pleno funcionamento nas organizações comunitárias do Bairro do Coroadinho – São Luis, MA – realizado entre os meses de agosto e outubro de cada ano.
4- OUTRAS ATIVIDADES.
Com o apoio de empresas parceiras, a Fundação Nagib Haickel continua seu compromisso de apoio às mais variadas instituições de amparo e apoio social da cidade de São Luís.
Com o desejo cada vez mais firme de trabalhar pela educação, associando sua visão de que a cultura é fundamental para o crescimento do nosso estado, a Fundação Nagib Haickel , timidamente, esboça a possibilidade de desenvolver um projeto de criação de um museu audiovisual.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO NATAL O ANO TODO - 2005

Local de Realização: Organizações comunitárias do bairro do Coroadinho – São Luis – MA.
Data de realização: abril a dezembro de cada ano.
Foco: arte-educação

Objetivos:
Desenvolver a sensibilidade artística e o senso estético a partir de oficinas de artes plásticas e produzir cartões de natal para comercialização junto às empresas associadas ao ICE-MA, gerando recursos para o próprio projeto.

Principais resultados:
Ampliação do universo cultural das crianças atendidas
Incremento das atividades educacionais oferecidas pelos Espaços Lúdicos
Desenvolvimento de habilidades artístico-culturais e da criatividade das crianças e jovens
Elevação da auto-estima
Exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas
Capacitação da equipe de educadores dos Espaços Lúdicos em arte-educação
Mobilização de recursos para investimento nas ações educacionais e culturais dos Espaços Lúdicos
120 crianças atendidas por ano
Parceiros:
CSA Consultoria e Sistemas
Livraria Estudantil
Termac
Inova Ambientes
Hospital São Domingos
Bahia Auto peças
Grupo Lago
Taguatur Veículos
Sistema Mirante de Comunicação
Fundação Nagib Haickel
ALUMAR
ABC Borrachas
AD Life Style
AMG Promoções e Produção
Escola Crescimento
Fonmart Tecnologia

PROGRAMA ESPAÇOS LÚDICOS 2005

Local de Realização: 03 Organizações Comunitárias do bairro do Coroadinho e 06 Escolas da rede Municipal de Educação de São Luis – MA.

Data de início: Dezembro de 2002.
Foco: Ação complementar à escola para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos de idade.

Objetivo:
Desenvolver ações sócio-educativas e culturais, utilizando a brincadeira como meio de diversão, direito e fortalecimento do processo de socialização e aprendizagem.

Principais resultados:
09 Espaços Lúdicos estruturados e em funcionamento;
600 crianças e adolescentes do bairro do Coroadinho atendidas;
2.150 crianças da rede municipal de educação infantil atendidas;
30 educadores em processo de formação continuada;
Fomento de uma rede municipal de Espaços Lúdicos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luis – SEMED;
Freqüência e participação das crianças e adolescentes nas atividades;
Elevação da auto-estima das crianças e adolescentes;
100% das crianças e adolescentes freqüentando a escola regular.
Parceiros:
Instituto Alcoa
Secretaria Municipal de Educação
Centro Educacional e Profissional do Coroadinho – CEPEC
Grupo Comunitário Semente da Esperança
Creche Comunitária Alegria de Viver;
Empresas associadas

Oportunidades:
Ampliação do programa através de parcerias com setor público, privado e ONGs (instalação de novos espaços; repasse de metodologia; intercâmbio de experiências; fortalecimento docente com cursos de capacitação em brinquedotecas e / ou temas afins; etc);
Ampliação da estrutura física dos ELUDs;
Informática nas dependências dos ELUDs;
Continuidade na parceria com a SEMED.

Necessidades:
Criar mecanismos de aproximação dos ELUDs junto às empresas associadas ao ICE-MA;
Sustentabilidade do programa nas organizações comunitárias (recursos físicos, humanos, financeiros, etc);

Criação de uma logomarca para o programa;
Articulação com demais organizações que trabalham com brinquedotecas, a nível local, nacional, internacional (seminários, fóruns, intercâmbios; cursos à distância; colóquios, etc);
Construção do Projeto Político- Pedagógico dos ELUDs;
Construção de um documento com a sistematização das experiências dos ELUDs;
Formação acadêmica das educadoras auxiliares do ELUDs.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2005


1- A FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL.
A Fundação Nagib Haickel é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e domicílio na cidade de São Luís, Maranhão, sito na Avenida João Pessoa, nº. 266, Setor B, Outeiro da Cruz.

2 - PROJETOS EM ANDAMENTO
2.1- Participação de campanhas institucionais de apoio à educação, saúde, preservação ambiental, proteção à pessoa humana, defesa dos direitos fundamentais e conscientização do cidadão.
2.2- Elaboração de um Projeto Participativo de Doação de Livros, Roupas e Brinquedos, a ser realizado no âmbito da grande São Luís.
2.3- Participação no Projeto Natal o ano todo, em parceria com o ICE -MA (Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão).

3 - OS PROJETOS
3.1- Criação e Veiculação de campanhas institucionais de apoio.
3.1.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a utilização de seus meios de comunicação, assim como meios de comunicação parceiros disponíveis, na vinculação de uma série de campanhas institucionais de educação nos mais diversos setores da sociedade. Citamos como exemplo, as seguintes campanhas: AIDS, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, CÂNCER, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COMO ECONOMIZAR ÁGUA, DEFICIENTES, CRIANÇAS, etc.etc.etc.
3.1.2 Status do Projeto.
Temos realizado veiculação de várias campanhas por mês, especialmente utilizando a Radio 105,5 FM, operada em parceria com a Rádio e TV União. Contamos com o apoio da TV Maranhão Central, que exibe sua programação em Santa Inês, Bacabal, Zé Doca e outras pequenas cidades, simultaneamente. Contamos também com o apoio da Rádio Mirante FM de Santa Inês, com uma vasta área de cobertura. Também contamos com o apoio da Rádio Mais FM de São Luis.
3.2- Projeto de Doação de Livros e Brinquedos.
3.2.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é educar e desenvolver o senso de responsabilidade social na geração do futuro, nossas crianças e jovens, através de uma ampla campanha participativa de doação de livros e brinquedos.
3.8.2 Status do Projeto.
O Projeto foi escolhido para ter seu desenvolvimento continuado de forma prioritária pelo corpo da entidade, sendo apreciado, pelos órgãos deliberativos, que recomendaram algumas mudanças em sua estrutura básica. O que foi prontamente iniciado pela equipe voluntária.
3.3 - Projeto Natal o ano todo.
3.3.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta, em parceria com o ICE, é desenvolver a sensibilidade artística e o senso estético a partir de oficinas de artes plásticas e produzir cartões de natal para a comercialização junto às empresas associadas ao ICE-MA, gerando recursos para o próprio projeto.
3.8.2 Status do Projeto.
Em pleno funcionamento nas organizações comunitárias do Bairro do Coroadinho – São Luis, MA – realizado entre os meses de agosto a outubro de cada ano.

4- OUTRAS ATIVIDADES.
Com o apoio de empresas parceiras, a Fundação Nagib Haickel vem realizando uma série de doações, especialmente de alimentos, em apoio às mais variadas instituições de amparo e apoio social da cidade de São Luís, gerando uma verdadeira rede multiplicadora e integrada no 3° setor de São Luís, de acordo com o que segue abaixo.
4.1 - Doações:
4.1.1 - Janeiro de 2005
A Radio e TV União, nossa principal parceira, fez uma doação de vários pacotes de Fraldas Descartáveis, os quais foram totalmente repassados para a instituição abaixo:
· Casa Sonho de Criança.
4.1.2 - Fevereiro de 2005
A Radio e TV União fez uma doação, em espécie, com a qual adquirimos vários alimentos e repassamos à seguinte instituição:
· Casa Sonho de Criança.
4.1.3 - Março de 2004
A Radio e TV União fez uma doação, em espécie, com a qual adquirimos vários alimentos e repassamos à seguinte instituição:
· Lar de José.
A Churrascaria Pavan fez a doação de 60 Pratos e 90 Talheres completos, que repassamos para a seguinte instituição:
· Asilo de Mendicidade.
Com a Ação Solidária da Mega Caravana 105, em parceria com a Radio e TV União recebemos uma grande doação de alimentos, que foi distribuída entre os mais variados centros de assistência de caráter social em nossa cidade no dia 23 de março de 2005.

PROJETO NATAL ANO TODO - 2004

Local de Realização: Organizações comunitárias do bairro do Coroadinho – São Luis – MA.

Data de realização: abril a dezembro de cada ano.

Foco: arte-educação

Objetivos:

Desenvolver a sensibilidade artística e o senso estético a partir de oficinas de artes plásticas e produzir cartões de natal para comercialização junto às empresas associadas ao ICE-MA, gerando recursos para o próprio projeto.

Principais resultados:

Ampliação do universo cultural das crianças atendidas
Incremento das atividades educacionais oferecidas pelos Espaços Lúdicos
Desenvolvimento de habilidades artístico-culturais e da criatividade das crianças e jovens
Elevação da auto-estima
Exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas
Capacitação da equipe de educadores dos Espaços Lúdicos em arte-educação
Mobilização de recursos para investimento nas ações educacionais e culturais dos Espaços Lúdicos
120 crianças atendidas por ano

Parceiros:

CSA Consultoria e Sistemas
Livraria Estudantil
Termac
Inova Ambientes
Hospital São Domingos
Bahia Auto peças
Grupo Lago
Taguatur Veículos
Sistema Mirante de Comunicação
Fundação Nagib Haickel
ALUMAR
ABC Borrachas
AD Life Style
AMG Promoções e Produção
Escola Crescimento

PROGRAMA ESPAÇOS LÚDICOS 2004

Local de Realização: 03 Organizações Comunitárias do bairro do Coroadinho e 06 Escolas da rede Municipal de Educação de São Luis – MA.

Data de início: Dezembro de 2002.

Foco: Ação complementar à escola para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos de idade.
Objetivo:

Desenvolver ações sócio-educativas e culturais, utilizando a brincadeira como meio de diversão, direito e fortalecimento do processo de socialização e aprendizagem.
Principais resultados:

09 Espaços Lúdicos estruturados e em funcionamento;

600 crianças e adolescentes do bairro do Coroadinho atendidas;

2.150 crianças da rede municipal de educação infantil atendidas;

30 educadores em processo de formação continuada;

Fomento de uma rede municipal de Espaços Lúdicos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luis – SEMED;

Freqüência e participação das crianças e adolescentes nas atividades;

Elevação da auto-estima das crianças e adolescentes;

100% das crianças e adolescentes freqüentando a escola regular.

Parceiros:

Instituto Alcoa
Secretaria Municipal de Educação
Centro Educacional e Profissional do Coroadinho – CEPEC
Grupo Comunitário Semente da Esperança
Creche Comunitária Alegria de Viver;
Empresas associadas

Oportunidades:

Ampliação do programa através de parcerias com setor público, privado e ONGs (instalação de novos espaços; repasse de metodologia;

intercâmbio de experiências; fortalecimento docente com cursos de capacitação em brinquedotecas e / ou temas afins; etc);

Ampliação da estrutura física dos ELUDs;

Informática nas dependências dos ELUDs;

Continuidade na parceria com a SEMED.

Necessidades:

Criar mecanismos de aproximação dos ELUDs junto às empresas associadas ao ICE-MA;
Sustentabilidade do programa nas organizações comunitárias (recursos físicos, humanos, financeiros, etc);

Criação de uma logomarca para o programa;

Articulação com demais organizações que trabalham com brinquedotecas, a nível local, nacional, internacional (seminários, fóruns, intercâmbios;

cursos à distância; colóquios, etc);

Construção do Projeto Político- Pedagógico dos ELUDs;

Construção de um documento com a sistematização das experiências dos ELUDs;

Formação acadêmica das educadoras auxiliares do ELUDs.

FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL

EXERCÍCIO 2004

1- A FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL.
A Fundação Nagib Haickel é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e domicílio na cidade de São Luís, Maranhão, sito na Avenida João Pessoa, nº. 266, setor B, Outeiro da Cruz.

2- PROJETOS EM ANDAMENTO.
2.1- Participação de campanhas institucionais de apoio à educação, saúde, preservação ambiental, proteção à pessoa humana, defesa dos direitos fundamentais e conscientização do cidadão.

2.2- Elaboração de um Projeto Participativo de Doação de Livros, Roupas e Brinquedos, a ser realizado no âmbito da Grande São Luís.


3- OS PROJETOS
3.1- Criação e Veiculação de campanhas institucionais de apoio.

3.7.1 O que é?

O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a utilização de seus meios de comunicação, assim como meios de comunicação parceiros disponíveis, na veiculação de uma série de campanhas institucionais de educação nos mais diversos setores da sociedade.

3.7.2 Status do Projeto.
Temos realizado uma média de veiculação de 4 campanhas por mês, especialmente utilizando a Radio 105,5 FM, contamos também com o apoio da TV Maranhão Central e da Rádio Mirante FM de Santa Inês, além da Mais FM de São Luis.

3.2- Projeto de Doação de Livros e Brinquedos.
3.8.1 O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é educar e desenvolver o senso de responsabilidade social na geração do futuro, nossas crianças e jovens, através de uma ampla campanha participativa de doação de livros e brinquedos.

3.8.2 Status do Projeto.
O Projeto está em desenvolvimento, por uma equipe composta por voluntários de vários setores da sociedade.


4- OUTRAS ATIVIDADES.
Com o apoio de empresas parceiras, a Fundação Nagib Haickel vem realizando uma série de doações, especialmente de alimentos, em apoio as mais variadas instituições de amparo e apoio social da cidade de São Luís, de acordo com o que segue abaixo.


4.1 - Doações:
4.1.1 - Junho de 2004
A Radio e TV União, nossa principal parceira fez uma doação, em espécie, cujo valor foi revertido totalmente na aquisição de alimentos, que foram igualmente divididos e entregues para as instituições abaixo:
Centro Paroquial São Francisco – Obras Sociais.
Lar de José.
Escola de Cegos do Maranhão.
Instituto de Educação e Creche Mauricio José.

4.1.2 - Agosto de 2004
A Rádio e TV União, nossa principal parceira fez uma doação em espécie, com a qual adquirimos alguns alimentos, que foram divididos e entregues para as instituições abaixo:
Creche e Escola Cantinho da Criança.
Lar de José.

4.1.3 - Setembro de 2004
A Radio e TV União, nossa principal parceira fez uma doação, em espécie, cujo valor foi revertido totalmente na aquisição de alimentos, que foram igualmente divididos e entregues para a instituição abaixo:
Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Casa de Neemias.

4.1.4 - Novembro de 2004
A Rádio e TV União, nossa principal parceira fez uma doação em espécie, com a qual adquirimos alguns alimentos, que foram divididos e entregues para as instituições abaixo:
Creche e Escola Cantinho da Criança.
Lar de José.
Paróquia São Francisco de Assis.

4.1.5 - Dezembro de 2004
A Radio e TV União, nossa principal parceira fez uma doação, em espécie, cujo valor foi revertido totalmente na aquisição de alimentos, que foram igualmente divididos e entregues para a instituição abaixo:
Escola de Cegos do Maranhão.

4.2 - Fotos Doações – SEGUEM MAIS ABAIXO: