quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROGRAMA ESPAÇOS LÚDICOS 2005

Local de Realização: 03 Organizações Comunitárias do bairro do Coroadinho e 06 Escolas da rede Municipal de Educação de São Luis – MA.

Data de início: Dezembro de 2002.
Foco: Ação complementar à escola para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos de idade.

Objetivo:
Desenvolver ações sócio-educativas e culturais, utilizando a brincadeira como meio de diversão, direito e fortalecimento do processo de socialização e aprendizagem.

Principais resultados:
09 Espaços Lúdicos estruturados e em funcionamento;
600 crianças e adolescentes do bairro do Coroadinho atendidas;
2.150 crianças da rede municipal de educação infantil atendidas;
30 educadores em processo de formação continuada;
Fomento de uma rede municipal de Espaços Lúdicos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luis – SEMED;
Freqüência e participação das crianças e adolescentes nas atividades;
Elevação da auto-estima das crianças e adolescentes;
100% das crianças e adolescentes freqüentando a escola regular.
Parceiros:
Instituto Alcoa
Secretaria Municipal de Educação
Centro Educacional e Profissional do Coroadinho – CEPEC
Grupo Comunitário Semente da Esperança
Creche Comunitária Alegria de Viver;
Empresas associadas

Oportunidades:
Ampliação do programa através de parcerias com setor público, privado e ONGs (instalação de novos espaços; repasse de metodologia; intercâmbio de experiências; fortalecimento docente com cursos de capacitação em brinquedotecas e / ou temas afins; etc);
Ampliação da estrutura física dos ELUDs;
Informática nas dependências dos ELUDs;
Continuidade na parceria com a SEMED.

Necessidades:
Criar mecanismos de aproximação dos ELUDs junto às empresas associadas ao ICE-MA;
Sustentabilidade do programa nas organizações comunitárias (recursos físicos, humanos, financeiros, etc);

Criação de uma logomarca para o programa;
Articulação com demais organizações que trabalham com brinquedotecas, a nível local, nacional, internacional (seminários, fóruns, intercâmbios; cursos à distância; colóquios, etc);
Construção do Projeto Político- Pedagógico dos ELUDs;
Construção de um documento com a sistematização das experiências dos ELUDs;
Formação acadêmica das educadoras auxiliares do ELUDs.

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