quinta-feira, 15 de outubro de 2009

2007 PROJETO PRESERVAÇÃO E CULTURA - Parceria CEFET-MA

JUSTIFICATIVA

Quando o que se busca é o desenvolvimento das potencialidades humanas, a construção da identidade pessoal e da cidadania é natural que se procurem instrumentos de realização dessa busca através de uma educação que permeia diversos saberes e ações de mudança.
A competência é a capacidade que as pessoas desenvolvem de articular, relacionar os diferentes saberes, conhecimentos, atitudes e valores, construídos por intermédio de sua vivência e por meio dos conhecimentos construídos na escola. Essa articulação e relação se constroem a partir das necessidades da vida diária, das emoções e do enfrentamento de situações desafiadoras com as quais devemos operacionalizar conhecimento e construir valores. . Uma atitude prática visível e social exercida na realidade.
Por décadas do século passado, a falta de preocupação com o meio ambiente provocou sérios problemas para o nosso planeta. As indústrias não sabiam nada de ecologia. Os acidentes ambientais eram comuns. As cidades e as fábricas proliferaram e o problema foi se agravando.
Conforme a FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE (1999), qualquer que seja nossa proposta quando nos referimos ao meio ambiente, sempre teremos que considerar o gerenciamento dos resíduos humanos, de forma contínua, pois uma quantidade elevada de lixo é diariamente descartada no solo e na água, a absorção destes resíduos pelo meio ocorre de forma lenta.
O tempo necessário para a decomposição de alguns materiais assusta quando verificamos que uma ponta de cigarros leva cinco anos para se decompor sem falar de outros materiais usados diariamente: chiclete (cinco anos), PLÁSTICO (+ DE 100 anos), borracha (tempo indeterminado), fralda descartável (600 anos), tampa de garrafas (150 anos) e o alumínio (não se decompõe) dentre outros.
As pessoas estão se dando conta que são necessárias ações de preservação da natureza. Reflorestar a Terra é fundamental para revertermos o quadro de degradação global. Mas podemos e devemos, acima de tudo, rever nossos hábitos, refletir sobre nossas reais necessidades, racionalizar o consumo, combatendo o consumismo e desperdício. Incorporar na nossa rotina o hábito de recusar embrulhos desnecessários, adotar embalagens retornáveis, reaproveitar papéis, repartir os impressos (como jornais e revistas) economizar água e separar o lixo para reciclagem e compostagem já é um começo.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos.
A educação ambiental é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer programa de coleta seletiva e preservação do meio ambiente. .Essa forma de educação, que neste caso visa ensinar o cidadão sobre seu papel como gerador do lixo, é principalmente dirigida a escola mas sem deixar de abranger a comunidade inteira.
A realidade nesse momento recai sobre a cidade de Alcântara, patrimônio nacional e a Ilha do Livramento. Alcântara por sua história e cultura. A ilha do Livramento paraíso ecológico que mostra a presença de dinossauros e lama medicinal, ainda em estudo, mas que a presença de visitantes e movimentos da maré permeia suas praias com a marca devastadora do lixo.
Preservar é conservar e uma ação nesse sentido faz-se necessário levar alunos de cursos superiores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão para conhecerem e intervirem no meio ambiente, e paralelamente entenderem sua cultura historicamente construída naqueles lugares.
Meio ambiente é todo espaço onde se desenvolve a vida, incluindo todas as atividades do homem, dos animais e vegetais. Portanto, á água, o ar, o solo, as florestas, os sertões, os animais, os rios, as montanhas, as cavernas, o vento, a areia e também o homem com suas casas, estradas e cidades compôem o meio ambiente
Ao mesmo modo que as pessoas se modificam com o passar do tempo, o nosso ambiente está em constante transformação.

OBJETIVOS
- ESTIMULAR O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
- DESENVOLVER A COLETA DE LIXO
- VIVENCIAR TRILHAS ECOLÓGICAS
- INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE TEMPO DE DEGRADAÇÃO DO LIXO
- COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS E DE LAZER COM A POPULAÇÃO
- CONHECER A CULTURA E FOLCLORE DO LUGAR
- TRANSPLANTAR 40 MUDAS DE GUANANDI NA CIDADE DE ALCÂNTARA - MARANHÃO
- www.reflorestar.com.br

METODOLOGIA

- VISITAR A ILHA DO LIVRAMENTO E A ÚNICA MORADORA DO LUGAR;
- FAZER A TRILHA ECOLÓGICA NA ILHA COMO VISITA À IGREJA;
- EXECUTAR A COLETA DE LIXO NA ILHA;
- IDA PARA ALCÂNTARA;
- PASSEIO PELAS RUAS COM IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS LOCAIS;
RUÍNAS HISTÓRICAS;
- DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS SOBRE O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO;
- JOGO DE FUTEBOL COM MORADORES DO LUGAR;
- VOLTA À SÃO LUÍS.

DATA DE EXECUÇÃO: 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2007

CLIENTELA:
ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA MECÂNICA.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- PASSAGEM DE IDA E VOLTA PARA ALCÂNTARA DE BARCO
- CAMISETAS PARA O EVENTO
- 100 PANFLETOS
- 30 SACOS PRETOS DE 100 LITROS
- UMA BOLA DE FUTEBOL DE CAMPO

FOTOS DA AÇÃO:

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